quarta-feira, 25 de maio de 2011

A propaganda oral criada a partir de encartes comerciais

 O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Ler e escrever propagandas, a partir da aprendizagem das estratégias linguísticas características desse gênero textual.
* Utilizar as informações necessárias para caracterizar o objeto da propaganda.
* Selecionar estratégias comunicativas de convencimento para influenciar o comprador ou usuário.
* Participar de situações de linguagem oral na sala de aula, a partir da apresentação das propagandas criadas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno 
Estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Atividades
1ª etapa
Apresentando propagandas no datashow:
a) A professora apresentará para os alunos algumas propagandas interessantes no datashow
* Propaganda de Pepsi:

__Por que será que nesta propaganda não há texto?
__Por que a tigela de salgadinhos está esticando a mão para alcançar o refrigerante?
__ Você acha que esta é uma boa propaganda? Por quê?
__ A Pepsi é um refrigerante muito conhecido. Por que os fabricantes têm que continuar fazendo propaganda desse produto?
a) Discussão motivadora sobre o tema “propaganda”.
Os alunos falarão livremente sobre o assunto, exteriorizando seus conhecimentos prévios:
* Para que serve uma propaganda?
* Onde você costuma ver propaganda escrita?
* E propagandas orais, onde você costuma ouvir?
b) Os alunos sentarão em duplas: cinco duplas recebem os encartes com propagandas de imóveis, cinco recebem propagandas de veículos e as outras cinco receberão os encartes de eletrodomésticos.
Escrevendo propagandas
a) Depois a professora pegará um objeto escolar atraente e fará uma propaganda oral bem criativa, para servir de texto modelar para os alunos: uma mochila bonita, por exemplo, poderá ser bastante motivadora para a finalidade.
Apresentação oral das propagandas

Recursos Complementares

*A professora poderá propor aos alunos a elaboração de uma propaganda que retrate o perfil de cada turma. Em seguida, promoverá um trabalho interclasses, em que as turmas se apresentam umas para as outras do mesmo nível escolar. Deverão ser evitadas situações constrangedoras que possam desencorajar os alunos para atividades orais.
Nestes sites o professor encontrará textos e vídeos que podem enriquecer sua visão sobre a propaganda e o universo infantil.   Avaliação
********************************************************************************
Síntese

Gostei bastante dessa aula, pois a mesma tem pontos estratégicos relevantes e bem interativos para se trabalhar a propaganda em sala de aula. Pretendo desenvolver essa aula com os meus alunos dentro dessa sugestão adaptando a turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário